O novo… sempre o novo!

by celiamfconsultores

Pensar e planejar o futuro é uma prerrogativa humana. Baleias e guepardos planejam o ataque às presas numa perspectiva imediata. Nós pensamos o tempo muitas vezes no escopo de uma vida. Casar-se, ter filhos, começar um negócio, são projetos de muitas pessoas pelo mundo afora. Parece que quanto mais desenvolvido o país mais importante este olhar para além do aqui e agora.

Por esta razão não podemos deixar de nos admirar quando algumas empresas conduzem os seus negócios pensando apenas em sobreviver até o final de um ano. É interessante observar que na nova economia empresas são negociadas e têm seu valor definido com base no potencial de geração futura de lucros, confirmando a necessidade de pensar o futuro, mesmo na nova economia.

Olhando o Brasil, não podemos deixar de mencionar que seria importante que as empresas pensassem em como aumentar sua produtividade em geral e,sua competitividade no plano internacional, uma vez que vivemos num mundo globalizado. Além disso, é preciso refletir sobre a lucratividade dos acionistas no longo prazo e ainda, como se tornariam empresas mais humanas e promissoras para os profissionais que nelas trabalham, em como agregariam maior valor à sociedade, por meio dos produtos que fabricam ou dos serviços que oferecem, bem como pelos bons exemplos de ética e cidadania, de proteção ao meio ambiente, de respeito às leis do país e em programas de apoio às comunidades.

Acredito que os profissionais de recursos humanos deveriam assumir a condução das discussões sobre as formas possíveis de integrar tudo isto. Seria preciso também dar voz aos milhares de consultores que assessorando clientes no dia a dia foram capazes de convencer empresas a trocar indicadores de curto prazo pelos de médio e longo prazo e obtiveram resultados. Nos dias de hoje, é preciso dar voz às empresas que aperfeiçoaram modelos de governança e avançaram no comportamento ético e com isso foram mais lucrativas. Precisamos conhecer as técnicas que permitam aos profissionais aprender que o curto prazo é parte integrante do longo prazo e que pensar o futuro é fundamental para garantir sucesso e resultados sustentáveis.

Célia Marcondes Ferraz